
Vender online é mais fácil quando você define o público-alvo
Para vender online, é essencial que você saiba quem é o seu público-alvo. Definir bem o público-alvo vai tornar possível que sua empresa apresente os produtos certos para as pessoas certas, aumentando assim as chances de venda.
Para vender online há pelo menos 3 pilares básicos
Para que um e-commerce seja de sucesso é necessário muito empenho, foco e melhorias constantes.
Ainda nos dias atuais ouvimos pessoas iludidas com o “Mito do E-commerce”. Isto é, pessoas ainda acreditam que para uma loja virtual vender é só criar o site o colocar a loja no ar. ISSO É MITO!
Para ter sucesso nas vendas online, é necessário que sejam trabalhados os pilares básicos de uma loja virtual: uma plataforma excelente, um produto incrível, e um público-alvo que vai adquirir seu produto ou serviço.
Sobre a plataforma nós já conversamos em outro post aqui do Ecommerce de Sucesso.
Sobre produtos para vender online, também já conversamos por aqui e falamos sobre quais características fazem um produto ser bom para vendas online.
Chegou a hora de conversar sobre quem é o seu público-alvo.
Como encontrar o público correcto para o seu e-business?
É necessário dizer que não é toda a gente que vai ser o seu público-alvo.
“Ah mas toda gente pode comprar meus produtos!”
“Ah mas é o melhor que há no mercado!”
“Serve para todas as idades!”

E assim eu posso continuar a citar mais frases que os empreendedores estão fartos de falar.
É comum o empreendedor apaixonar-se pelo produto que vende e acreditar piamente que todas as pessoas vão comprar seus produtos e serviços. Mas isso não acontece no comércio electrónico, e para sermos honestos, nem mesmo nas lojas físicas.
A exemplificar quem é o seu público-alvo
Vamos dizer que eu abri uma loja que vende roupas para bebés. De quem eu estou a espera que entre em minha loja? A resposta logo seria: quem tem ou vai ter bebé.
Mas não é assim tão simples!
Será que todas as mães e pais vão comprar na minha loja? Quais tamanhos estarão disponíveis? Quais cores? Qual o tipo de tecido que a loja virtual vai trabalhar? Serão itens de preço mais elevado ou serão roupas baratas?
Essa é a pergunta essencial que todo lojista precisa fazer: Quem é o meu público-alvo?
É preciso definir o público-alvo de acordo com os produtos oferecidos, para que haja um fit entre a solução que sua empresa oferece, e aquilo que o público está a buscar. Quando o match acontece, vender online é consequência.

Criar Personas e Mapa de Empatia é uma estratégia para vender online
Para descobrir quem é o seu público-alvo, é preciso colocar-se no lugar do seu futuro cliente. Se a sua empresa já tem clientes, isso é algo mesmo óptimo! Ao observar os clientes actuais irá descobrir inúmeras coisas sobre seu público-alvo e como alcançá-lo.
Encontrar seus futuros clientes é um desafio que pode ser resolvido com ferramentas de Design Thinking, como criação de personas e mapas de empatia. Essa é apenas uma das formas, e achamos que vale a pena compartilhar com vocês. Assista ao vídeo abaixo sobre essas ferramentas:
Quem é a persona do seu negócio? É o seu cliente, seu público-alvo. Como ele é? Qual o gênero, a faixa etária, a escolaridade? Qual o rendimento dele? Tem família? Com o que ele trabalha?
Tudo o que conseguires reunir de informações para criar a persona irá facilitar para conseguir atrair ela para a loja online.
E o mapa de empatia, o que é? Ele serve para compreender melhor a persona que foi definida. Quais as dores do seu cliente? Como ele sente? O que ele quer? O que ele pensa e procura?
Então quem é o seu público-alvo?
Podemos agora voltar ao nosso exemplo da loja de roupas para bebés. Após colocar-me no lugar do meu cliente ao criar a persona, eu poderia dizer que meu público-alvo:
- são mulheres gestantes,
- entre 30 e 40 anos,
- casadas,
- que estão a trabalhar,
- salário médio de 800 euros ao mês,
- etc etc etc.
É apenas um exemplo. Ao saber quem realmente é seu cliente e quais são as dores e desejos dele, torna-se mais fácil atrair o público-alvo correto para as campanhas de marketing.
A lembrar que podem ser criadas mais de uma persona para seus produtos, e assim criar campanhas que alcancem cada grupo de personas.
Você pode estar a pensar
“Não são apenas essas pessoas que compram meu produto, são muitas mais!”
Ok! Haverão clientes que não irão enquadrar-se na sua persona, e isso é normal. No exemplo podemos citar pessoas que buscam presentear uma futura mamãe no Baby Shower.
Ao trabalhar o público-alvo, o foco deve ser no grupo principal de clientes, e não naqueles que podem comprar algo da sua loja virtual apenas às vezes.
Trabalhe para atrair o público-alvo correto para sua loja virtual, e vender online será muito mais fácil. 😊
No Comment