Para Vender online na Black Friday é preciso planear!

Para Vender online na Black Friday é preciso planear!

Vender online na Black Friday é um desejo de todos os e-commerces, mas não se pode dizer que é um bom negócio para todos! Como assim, Daniela? Ora, se não for lucrativo para a loja online, pode não ser uma boa estratégia. 🤷‍♂️

O melhor sempre é vender alcançando os objetivos propostos: seja esvaziar os estoques, atrair mais pessoas para conhecerem a marca, vender alguns produtos que estavam encalhados nas prateleiras ou saindo de moda, entre outros. E com organização e planeamento isso é possível.

As vendas online na Black Friday tem crescido ano a ano, pois além de mais lojas aderirem aos super descontos, os clientes aproveitam para comprar aqueles produtos mais caros e também para as compras de presentes, já que o Natal está logo a porta. Em 2019, 77% dos portugueses compraram na Black Friday.

Mas o evento não é feito só de alegrias para as lojas online (para os consumidores sim! 😁), muito pelo contrário. Muitas lojas não estão preparadas para atender ao aumento nos pedidos, ou sofrem falta de estoque, atrasam as entregas e tem até mesmo prejuízo nas vendas.

Também vale lembrar que há muitas devoluções das compras online feitas durante a Black Friday, e as empresas precisam praparar-se para isso.

Check List para vender online na Black Friday

  • Definir o principal objetivo da campanha. Este pode ser aumento de vendas, aquisição de novos clientes, ou trazer de volta clientes antigos, limpar estoque que está parado, apresentar produtos novos, etc.
  • Definir os produtos que farão parte da campanha. De acordo com o seu objetivo, defina quais são os produtos ou categorias que farão parte.
  • Prepare a vitrina da sua loja virtual : desenhe o layout, banners e imagens da homepage de acordo com a campanha de Black Friday.
  • Faça captação dos leads antecipadamente, para ter uma base maior para o disparo da campanha. (Pode ser frustrante querer conquistar e vender suas promoções para quem nunca teve contacto com a marca antes!)
  • Definir o tempo de duração da campanha: só na Sexta, durante a semana, no final de semana ou um mês inteiro?
  • Definir orçamento de marketing suficiente para a duração da campanha. Sim, é preciso investir para gerar as vendas! E como a demanda cresce muito nesse período, crescem as ofertas e aumenta a competição… o custo dos anúncios acaba sendo mais caro. Prepare-se para isso.
  • Crie uma lista de tudo o que pode dar errado, e como consertar! A lista pode ser longa, mas tenha ela sempre por perto. O site pode sair do ar, a internet pode falhar, uma queda de energia elétrica, e por aí vai…
  • Prepare seus colaboradores para a data. Converse com eles sobre a importância, treine-os para atendimento e prepare-os para horas extras se for o caso.
  • Crie um conceito visual da campanha e aplique ao seu site e a todos os anúncios.
  • Crie os anúncios antecipadamente e deixe-os agendados nas plataformas. Acontece de os anúncios demorarem para ser aprovados, então é melhor não deixar para última hora e correr o risco de não irem ao ar.
  • Prepare os influenciadores (caso trabalhe com eles).
  • Verifique se a sua plataforma de e-commerce e os servidores estarão aptos a aguentar o aumento de tráfego.
  • Verifique com os parceiros logísticos a garantia de entrega.
  • Organize seu estoque de forma a ser mais rápido para embalar e despachar os pedidos.
  • Garanta que os gateways de pagamento estejam funcionando.
  • Reforce o time de atendimento.
  • Analise os resultados de acordo com seus objetivos. Depois de vender na Black Friday, analise seus resultados e reconheça o que pode ser melhorado para o próximo ano.
  • Analise o que os concorrentes fizeram e tenha novos insights para a próxima Black Friday.

E ainda uma dica final

Uma dica final é: se já está muito em cima da hora, não faça loucuras para vender online na Black Friday. Mais vale planear-se para a próxima e ter resultados positivos!

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Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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