Vantagens e Desvantagens de vender em marketplaces

Vantagens e Desvantagens de vender em marketplaces

Vender em marketplaces virou tendência entre os negócios online. É um canal a mais para vender e as lojas tem a possibilidade de expor os produtos para milhares de utilizadores por dia.

“O marketplace é um e-commerce, mediado por uma empresa, em que vários lojistas se inscrevem e vendem seus produtos. Essa loja virtual funciona de forma que o cliente pode acessar um site e comprar itens de diferentes varejistas, pagando tudo junto, em um só carrinho. Essa plataforma pode ser vista como várias vitrines de um shopping center, vendendo as mais diversas categorias. “

Fonte: Wikipedia

Mas será que só há vantagens quando vendemos no marketplace?

Não, há também desvantagens que devem ser levadas em consideração ao vender em marketplaces. Vamos falar um pouco a respeito de tudo isto.

Vantagens de vender em marketplaces

Os marketplaces são como os shoppings centers da internet. Não possuem limitação de espaço físico, e tem uma infinidade de opções de lojas e produtos para os visitantes. Que paraíso das compras, não?! 😉

Alguns marketplaces são generalistas, vendendo desde alimentos até móveis e tudo o que vem aí pelo meio. Alguns aceitam bens usados para serem vendidos, e outros apenas produtos novos. Há também os marketplaces que são de nichos de mercado, e há aqueles que aceitam somente vendedores que são empresas constituídas.

Seja como for, todos os marketplaces apresentam algumas vantagens para o vendedor, quais são:

  • Possibilidade de validar o produto e o negócio, antes de investir em plataforma própria;
  • As taxas que o vendedor paga são comummente acertadas após as vendas. Ou seja, gratuito para cadastrar os produtos, e paga somente quando houver vendas;
  • Marketplaces são sites com muitas visitas diárias, sendo assim, o lojista tem a possibilidade de expor seus produtos para muitos visitantes;
  • Facilidade para o vendedor: o trabalho é cadastrar-se no portal, seguir as regras e cadastrar produtos. Depois é responder as dúvidas de clientes respeitando as regras do portal e enviar os produtos quando as vendas acontecem, dentro do prazo estabelecido pelo marketplace. Todo o trabalho de marketing, meios de pagamento, forma de entrega, garantia de recebimento, entre outros, é por conta do marketplace.
  • O cliente geralmente confia no marketplace para realizar suas compras, especialmente nos grandes players, enquanto que a confiança em uma loja online nova não é a mesma;
  • Quando um visitante entra no site de um marketplace ele está muito mais predisposto a comprar do que se digitar um termo no buscador e acabar por acessar uma loja online.

Como percebe-se, vender em marketplaces pode ser muito bom para as lojas online, e pode dar um up na facturação das mesmas.

Mas como já falamos anteriormente, nem só de vantagens vive esse mundo.

Desvantagens de vender em marketplaces

Algumas desvantagens são bem claras ao trabalhar com marketplaces, e os lojistas precisam estar atentos aos detalhes se optarem seguir por esse caminho.

  • O vendedor estará sujeito as regras impostas por cada marketplace. Não há liberdade ou autonomia para muitas coisas dentro das plataformas.
  • A qualquer momento o marketplace pode alterar suas regras ou exigências, então é um ambiente de certa forma instável. Ele pode aumentar a taxa cobrada pelas transacções, ou pode subir o valor das portagens, ou mesmo obrigar o vendedor a oferecer portagem gratuita para compras acima de “x” valor.
  • A marca do lojista não torna-se conhecida. O cliente vai lembrar que comprou no site de tal nome, que é o marketplace, mas raramente (muito raramente mesmo!) ele vai lembrar quem foi o vendedor.
  • Concorrência altíssima, o que torna a famosa briga por preço quase inevitável. Dentro de um marketplace há vários vendedores com o mesmo produto, é difícil diferenciar-se.
  • Na maioria dos casos, não é possível criar promoções exclusivas para alguns produtos, ou cupões de desconto, etc.
vender em marketplaces

Lembre de analisar bem as condições do marketplace antes de firmar contrato. Vender em marketplaces tem vantagens e desvantagens, mas é definitivamente um dos canais a serem testado. Boas vendas! 🤞

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

Relacionados

Como vender na loja online: informações obrigatórias

Como vender na loja online: informações obrigatórias

Como aumentar as vendas na loja online, aumentando o ticket médio

Como aumentar as vendas na loja online, aumentando o ticket médio

Como escolher o nome para loja online- Guia

Como escolher o nome para loja online- Guia

Investir em fotos de produtos é essencial ao criar loja online

Investir em fotos de produtos é essencial ao criar loja online

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *