Tendências para loja online em 2021. O que vem por aí?

Tendências para loja online em 2021. O que vem por aí?

Quais serão as tendências para loja online nesse novo ano? Eu adoraria comprar em um e-commerce que funcionasse por comando de voz, que me atendesse omnichannel, que a realidade virtual (e aumentada) permitisse que eu experimentasse os produtos, criando uma experiência muito próxima ao mundo físico.

Eu gostaria de saber exactamente onde meu pedido está, através de geolocalização, e não apenas informações a dizer:

  • pedido pago
  • a preparar
  • enviado para transportadora
  • em transporte
  • recebido.

Ah e como eu adoraria não ter o remarketing a me perseguir, depois que eu finalizo uma compra! #ficaadica

Como será o futuro das lojas virtuais

Eu particularmente participo de muitos eventos (nesse momento, online!), e um deles recentemente falou sobre o futuro do e-commerce. (Esse evento foi o The Future of E-commerce Tech, do Ecommerce Brasil)

Nesse evento, como você pode conferir na página oficial, muitos especialistas de várias áreas do e-commerce em grandes empresas de retalho como Carrefour, ou de serviços como Nuvemshop deram insights sobre para onde o e-commerce caminha.

Muitas dessas tendências para loja online já são faladas há muito tempo, e até já vemos algumas delas implementadas em redes maiores de varejo.

tendências para loja online

O futuro é por voz

Não é apenas um sonho meu, comprar em uma loja virtual por comando de voz será o hábito do consumidor brevemente. Gigantes do sector como Google e Amazon trabalham incansavelmente na melhoria do reconhecimento de voz, inclusive com seus gadgets (dispositivos) domésticos, não apenas nos telemóveis.

Inevitavelmente os consumidores passarão a fazer uso dessa tecnologia nas compras online. Será muito fácil e mais rápido dizer à loja o que está a procura do que digitar no buscador da loja ou clicar em várias categorias, filtros, etc.

Para que isso funcione, é claro, as lojas online precisam se adequar.

O futuro é omnichannel

Outra palavra muito em moda por esses dias é o omnichannel.

Descobri não faz muito, que existe diferença entre omnichannel e multi canais.

Omnichannel é quando a empresa consegue integrar todos os meios de atendimento em um sistema, de tal modo que o cliente pode comprar online, e ir na loja física perguntar onde está o pedido dele que ainda não chegou, e o atendente da loja física saberá responder.

Atendimento multi canal é a empresa ter vários canais de atendimento, mas eles não são integrados.

Inteligência Artificial como tendência na loja online

Todos nós queremos um atendimento satisfatório, seja em uma loja física ou em uma loja virtual, não é mesmo?

Já muitas lojas online utilizam de robôs no atendimento do chat online, os chamados chatbots.

Muitos são ainda rudimentares, e outros utilizam de inteligência artificial, aprendendo através de seu algoritmo a perceber a intenção do consumidor.

tendências para loja online

No futuro, a IA será utilizada (e já o é!) para muitas coisas. Imagine esse exemplo:

Eu quero comprar um portátil para meu esposo, para presentear. Ele gosta de jogos e é designer gráfico, portanto precisa de um computador com bom desempenho.

Quão maravilhoso seria se eu visitasse a loja virtual e um atendente online ouvisse meu pedido e de pronto respondesse:

Ok senhora Daniela. Entendi o que a senhora precisa! Portáteis para esse fim precisam ter “x” de memória RAM, processador “xyz”, armazenamento de dados com disco SSD, e placa gráfica “z”. Aqui estão nossas opções com esses critérios:

Isso não seria demais? 😍

Live Commerce é uma grande tendência para loja online

O live commerce surgiu na China, e por lá tem imensa aderência. As vendas através de live streaming acontecem em canais de e-commerce próprios ou dentro das redes sociais. Enquanto os produtos são apresentados, os consumidores assistem, interagem com dúvidas e opiniões, e compram.

Aqui em Portugal vimos algumas iniciativas na última Black Friday principalmente, de grandes varejistas. É de facto uma das grandes tendências para loja online, mas sabemos que até estar disponível para um maior número de empresas vai demorar um tanto.

Isso é porque, qualquer empresa pode fazer uma live e vender seus produtos, mas ter sistemas para processar essas vendas enquanto elas ocorrem, ter os meios e pessoal para viabilizar a interação do público durante a live e mais todas as integrações que são necessárias… aí é onde estão os desafios.

O e-commerce hoje

Sim, é verdade que essas coisas são muito bonitas, mas parecem distantes. Ainda mais se falarmos de pequenas e médias empresas que estão agora a migrar para o digital.

Mas há coisas incríveis que podemos fazer em nossa loja online hoje!

O relacionamento entre consumidor e loja é indubitavelmente o que vai determinar o sucesso do negócio (em minha opinião já o é agora). Então vejamos coisas simples que podem ser implementadas:

  • Atender o cliente no canal em que ele preferir: tenha chat online, Whatsapp, e-mail, telefone, Messenger… enfim, os canais que fizerem sentido para o seu negócio. E claro, atenda todos os que tiver, dando ao cliente a resposta que ele precisa.
  • Ter cadastros completos dos produtos, com fotos e vídeos e TODAS as informações que o cliente possa perguntar. Isso ajuda o cliente a comprar, isso ajuda os buscadores a encontrar a sua loja, pois cria relevância ao utilizar uma estratégia de SEO.
  • Um rastreamento mais detalhado da encomenda faria tanto bem!

Sei que na maioria dos casos a loja online entrega a encomenda ao transportador, e daí em diante as informações de rastreio são fornecidas por ele para os clientes. No entanto, as lojas online podem trabalhar com os parceiros logísticos para melhorar essas informações.

Talvez as tendências de comando por voz ou inteligência artificial ainda estejam muito distantes da realidade da sua loja online, mas pequenas melhorias hoje podem causar significativo impacto nas vendas.

Já por agora, comecem por não fazer remarketing para os clientes que acabaram de comprar aquele produto! 😉

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

Relacionados

Onde devo criar os anúncios para loja online?

Onde devo criar os anúncios para loja online?

Como vender mais no e-commerce melhorando a adição ao carrinho

Como vender mais no e-commerce melhorando a adição ao carrinho

Novos insights sobre E-commerce em Portugal

Novos insights sobre E-commerce em Portugal

Porque contratar uma consultoria de E-commerce?

Porque contratar uma consultoria de E-commerce?

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *