Quando abrir minha loja online? Existe o momento certo?

Quando abrir minha loja online? Existe o momento certo?

Você já parou para pensar “quando abrir minha loja online?” Ou você já é daqueles que quando pensou em vender pela internet já quis logo ter sua própria plataforma?

Muitos empreendedores já começam por isto: o canal de vendas. E sim, ele é importante, mas é apenas uma das bases de sucesso para as vendas online acontecerem, junto com mais itens como escolha de nicho, produtos, marketing,…

Então como saber quando você está pronto para abrir sua própria loja na internet? Listamos alguns itens que esperamos façam sentido para si:

Quando abrir minha loja online

Colocar a própria loja online na internet requer investimento de dinheiro e de tempo, e requer também que o varejista assuma responsabilidades com parceiros de pagamento, parceiros logísticos, atendimento ao cliente antes e depois da venda, marketing digital, entre outros.

Caso você já tenha operações de venda em marketplaces, sabe que estas responsabilidades são da plataforma de marketplace, mas se você vende através de redes sociais, você mesmo já faz isto, mas de maneira mais manual e individual para cada venda efetuada.

Como já mencionado acima, a plataforma de e-commerce é um dos pilares das vendas online, em conjunto com os produtos e o marketing. Você pode ter uma oferta incrível… mas se não conseguir atrair as pessoas para ver esta oferta, sua loja online não vai vender. Se você conseguir atrair visitantes mas a plataforma não funcionar, também não vai vender. É preciso haver equilíbrio, harmonia entre todos os pontos.

Valide os produtos no online

É importantíssimo validar os produtos que pretende vender na loja online própria. “Ah, mas na minha loja física isto vende que só…“. Ah pois, não confunda alhos com bugalhos. Online é uma coisa, loja física é outra.

Atualmente há várias ferramentas e canais que podem e devem ser usados para validação dos produtos no online. Você pode começar pelo Instagram por exemplo, criando audiência e realizando as vendas por lá. Pode também criar apenas uma landing page de produto e divulgar ela com campanhas pagas no Facebook Ads, percebendo assim os gargalos das vendas. Pode fazer as vendas através de marketplaces.

Nesta fase o que pretendemos é perceber se os produtos vendem no digital, se o preço está adequado ao mercado, se está atraindo as pessoas certas, se preço de entrega por exemplo impede vendas, entre outros.

Faça os cálculos antes de abrir a loja online

E verifique se vender online é lucrativo para o seu negócio. Nesse post aqui eu dou um exemplo de negócio que lançamos e percebemos não ser lucrativo.

Dinheiro para investir na plataforma

Com calma, verifique quais são as funcionalidades e recursos que sua loja online vai precisar, e comece a comparar os preços das diversas opções do mercado. Será possível investir agora?

Orçamento para marketing

Para ter vendas na sua loja online será necessário atrair visitantes que tornar-se-ão compradores. Estes utilizadores não entram na sua loja sem serem chamados de alguma forma. É isto que o marketing digital faz. Por este motivo, começar um e-commerce sem budget para marketing é receita para fracasso.

Demais sistemas/ferramentas/integrações

“Não só de plataforma funcionará a loja online”. Pesquise e decida qual ERP vais usar para controle de estoque, como emitirá os documentos fiscais, usará um CRM para controle e comunicação de clientes?

Se tudo isto já está ok, então sim, é o momento de abrir sua loja online! Qualifique-se sobre vendas online, e converse comigo para uma consultoria de e-commerce personalizada.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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