
Onde devo criar os anúncios para loja online?
Depois de dar os primeiros passos e deixar a loja pronta a receber visitas, é hora de começar a atrair os futuros clientes. E a pergunta que fica é: Onde devo criar os anúncios para a loja online?
Facebook, Instagram, Google Ads… As opções são muitas, mas sair “atirando para todos os lados”, sem ter um plano de acção é um erro. Vamos começar a planear!
Planeando os anúncios da loja online
A estratégia de anúncios da loja virtual precisa estar definida já desde o início, no planeamento.
Mas como saber onde devo anunciar os produtos/serviços da minha loja online? Faz sentido criar campanhas pagas em todas as plataformas?
Vamos por partes, primeiro vamos perceber quais tipos de produtos você vende.
Se a sua empresa vende produtos que são de compra por impulso, então definitivamente ela precisa anunciar principalmente em redes sociais, pois são anúncios de atração, que captam a atenção do utilizador, mesmo que ele não esteja a buscar por comprar um produto naquele momento.
Por exemplo, digamos que você venda bolsas ou malas coloridas para senhoras. É um produto que pode ser considerado de compra por impulso, pois é provável que ao estar olhando o feed do Instagram, um anúncio chame a atenção de uma senhora e ela resolva entrar na loja online e acabe mesmo por realizar uma compra.
E isso quer dizer que devo anunciar apenas no Instagram e Facebook? De jeito nenhum! Campanhas de Google Shopping, Remarketing e Rede de Display também devem funcionar bem, mas há que testar! 😉
Agora, digamos que você venda um produto ou serviço que seja adquirido por necessidade. Quando nós necessitamos de comprar algo ou contratar algum serviço, normalmente o que fazemos é ir ao buscador e digitar aquilo que estamos a procura. “Torneira de inox”, é um exemplo de produto que compramos por necessidade.
Nesse caso, os anúncios devem seguir uma estratégia de campanhas de pesquisa no Google. O Google Ads possui uma gama de tipos de campanhas e anúncios a serem testados pela loja virtual. E ainda, deve sempre fazer parte da estratégia de anúncios para loja online os de remarketing no Facebook, mesmo que sejam produtos de compra por necessidade.
E repito, um tipo de anúncios não exclui o outro, apenas merece mais investimento, e, claro, verificar se faz sentido para o negócio.
Deixo-vos aqui um vídeo que auxiliará na compreensão:
Quanto devo investir em campanhas?
Ahhh, muitos euros podem entrar nessa conta!
Mas repito: qual é a estratégia para os anúncios da loja online?
Já vi alguns experts em marketing digital sugerindo investir 30% do valor de facturação em marketing no início das operações. Mas se ainda não há facturação, há que separar um bom valor para dar os primeiros passos. E testar! É fundamental ter em mente que vai ser gasto um valor considerável até começar a trazer retorno, pois há um tempo de testes e melhorias até acertar a mão.
Pense comigo: você já investiu em estrutura, estoque de produtos, equipa, site, etc… não faz sentido não investir agora para trazer compradores até a sua loja!

- Separe o valor a ser investido e vá fazendo ajustes. A cada dia acompanhe as KPI’s de suas campanhas, e quando o retorno sobre o investimento em publicidade (ROAS) for crescendo, ficar interessante, pise ao acelerador (com precaução!). Se o ROAS for de 6, por exemplo, significa que a cada 1 euro investido naquele anúncio, traz 6 euros em venda. Faz sentido colocar mais dinheiro nesse anúncio, ou ainda é um ROAS baixo para o seu negócio? 🤔
Claro, não é toda gente que tem conhecimentos para criar e acompanhar as campanhas de marketing digital nas diversas plataformas. Você pode sempre contratar quem faça esse trabalho. Mas, recomendo que um mínimo de conhecimento você possua, pois afinal, é o marketing da sua loja online!
Início complicado
Como em tudo na vida, o início é mais complicado mesmo, pois há uma curva de aprendizagem, que no caso do e-commerce é grande. As campanhas de anúncios pagos demoram um tempo a começar a trazer resultados.
As primeiras semanas são de ajustes das palavras chave, do público, dos horários que os anúncios serão exibidos, e dos próprios anúncios, pois é ideal fazer vários e apostar naqueles que mostrarem-se os melhores.
Anúncios a divulgar a marca, os produtos, com ofertas, lançamentos, enfim… aquilo que fizer sentido para o negócio da sua loja online.
Depois de acertar os anúncios que começam a trazer o resultado esperado, regula-se novamente o investimento. Depois de um tempo, é comum o investimento diminuir em comparação com a facturação, pois a marca torna-se mais conhecida e trabalha o relacionamento com o cliente, trazendo para a recompra e conquistando clientes de forma orgânica.
E um anúncio que funciona hoje sempre funcionará? Não, não funcionará para sempre. Anúncios impressos sempre do mesmo modo para os clientes deixam de chamar a atenção e com o passar dos dias começam a ter menos cliques. É preciso renovar sempre, e analisar. 😉
Gostou desse conteúdo sobre anúncios para loja online? Então inscreva-se na newsletter para receber nosso conteúdo em primeira mão.
No Comment