O que são testes A/B no e-commerce e como utilizá-los

O que são testes A/B no e-commerce e como utilizá-los

Você sabia que podemos e devemos realizar testes A/B no e-commerce?

Fazer testes A/B significa testar algumas mudanças na página, seja no Call to Action, seja no título, na imagem ou qualquer outro elemento. Enquanto um visitante visita a página A, outro visitante vê a página B, mesmo que seja o mesmo produto.

Conversa de doidos? 😅 Não é não!

Vamos exemplificar. Um utilizador entra na página “Vestido midi verde água estampado” e o botão de COMPRAR aparece na cor laranja para esse visitante. Outro utilizador entra na mesma página, ao mesmo tempo, mas ele vê o botão COMPRAR na cor verde.

Isso significa que a loja está a utilizar testes A/B no site, para perceber se trará mais cliques o botão cor de laranja ou o botão verde.

Fazer apenas uma mudança para cada teste A/B no e-commerce

São inúmeros os testes que podem ser feitos, mas é importante focar em um parâmetro de cada vez.

Vamos supor que você testa cores diferentes para o botão comprar e ainda a imagem de capa do produto. Depois, como você poderá perceber se os resultados ocorreram por causa do botão ou por causa da imagem? Por isso, testar uma série de coisas ao mesmo tempo não é boa ideia quando fazemos testes A/B no e-commerce.

Além disso, é importante frisar que teste A/B não significa apresentar páginas completamente diferentes uma da outra para os usuários, e sim pequenas alterações como cor, imagem de capa, palavra no título, posição de algum elemento, etc.

É preciso obter amostra significativa dos dados

Tomar decisões baseadas em 50 visitas, 100 ou 200 naquela página é arriscado. São amostras muito pequenas para decidir por algo, a não ser que o resultado seja quase unânime. Por exemplo, tivemos 100 visitas nessa página com o botão de comprar verde e 80% clicaram no CTA, enquanto nas 100 visitas na página do botão laranja apenas 15% clicaram.

Ok, nesse caso, mesmo com pouca amostra, eu particularmente já tomaria a decisão de permanecer com o botão verde de comprar. Lembremos que quando estamos no início do negócio online, as visitas dependem totalmente do investimento em tráfego. Então, se meu investimento é baixo, mais tempo levará para eu possuir uma amostra que seja valorosa. (Leia aqui sobre tráfego pago para e-commerce).

Mas como saber qual é o tamanho da amostra? Esta calculadora aqui da Resultados Digitais vai te ajudar.

Uma das coisas mais incríveis do marketing digital é essa possibilidade de ter métricas precisas para tomar decisões. Se você fizer uma pesquisa de mercado por exemplo, as pessoas podem responder uma coisa e agir diferente. Mas com essa testagem real da acção do utilizador isso não acontece. 😉

Ferramentas para testes A/B

Ainda é importante ressaltar que se a sua empresa é iniciante, talvez não seja o momento de realizar testes A/B no e-commerce. Digo isto porque, na maioria dos casos, as lojas online ainda não tem o básico bem feito, uma estrutura funcional e nem visitas e outras métricas suficientes para começar os testes.

Entretanto, se já for a hora de tu iniciares os testes A/B na tua loja online, força! Aqui vão algumas ferramentas, das quais apenas a Optimize da Google tem uma versão gratuita com limitações:

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Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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