
O que é taxa de conversão no e-commerce
A taxa de conversão é uma métrica muito importante para o e-commerce, talvez possa até dizer que é a mais importante de todas.
Permita-me explicar o conceito de taxa de conversão. Conversão, como bem sabemos, é o ato de converter, ou seja, sair de um estado para o outro.
Então, para marketing digital, por exemplo, as taxas de conversão podem acontecer para diversas fases do funil: quando a pessoa converte-se em lead, assinando um formulário, clicando em um botão, etc.
Mas, quando falamos da taxa de conversão no e-commerce, estamos falando nomeadamente do resultado obtido dividindo a quantidade de vendas pela quantidade de visitantes da loja virtual.
Por exemplo:
No período de um mês, a loja virtual teve 30 mil visitantes, e vendeu 450 pedidos. Então:
(450/30.000)*100= 1,5%
Ou seja, a taxa de conversão dessa loja online foi de 1,5% no mês.
Caso você esteja a pensar: “nossa, mas isso é muito pouco”, saiba que não é. As taxas de conversão variam muito de sector para sector, mas 1,5% é uma taxa bem comum. Aqui em Portugal não temos até o momento uma taxa de conversão no e-commerce do país que seja divulgada. Mas no Brasil, por exemplo, a última taxa conhecida é de 1,6%.
Pesquise a taxa do seu sector de actuação
Se você leu os parágrafos anteriores, deve ter-se apercebido da importância de trazer visitantes para dentro da sua loja online!
Mais do que trazer visitantes, é importante que sejam qualificados, ou seja, que estejam interessados naquilo que o seu e-commerce vende. Por isso é tão importante descobrir o seu público-alvo e atraí-lo para dentro do seu e-commerce com ofertas irresistíveis.
Teoricamente, quanto mais qualificadas forem as visitas, mais vendas vão acontecer, e mais a sua taxa de conversão aumentará. O contrário também é verdade: traga dezenas de visitantes que não são qualificados, e terá muitos utilizadores e poucas vendas, fazendo sua taxa de conversão no e-commerce cair.
E qual é uma boa taxa de conversão? 🤔
É a pergunta de 1 milhão de dólares. E a resposta é: depende.
Pesquise sobre a taxa de conversão do seu sector de actuação. Por exemplo, uma loja virtual de jóias onde cada peça custa no mínimo 1 mil euros, e uma loja de utilidades do lar que tem ticket médio de 30 euros, certamente terão taxas de conversão diferentes. A sazonalidade também conta: períodos de saldos, ou mesmo de novas colecções (moda) tem uma taxa de conversão maior.
Então, pesquise seu sector, converse com concorrentes, parceiros, e tente descobrir como rondam as taxas deles.
Como melhorar a taxa de conversão no e-commerce
Para poder analisar essa taxa e mais várias outras, faz-se necessária a utilização de uma ferramenta de análise de tráfego, como o Google Analytics.
Uma vez instalado no código do seu site, facilmente você consegue verificar todas as visitas, tempo de permanência no site, por qual meio as pessoas chegaram até seu e-commerce, e mais uma infinidade de coisas.
E, após calcular e comparar com a média do sector, é trabalhar sempre para melhorar sua taxa de conversão. Algumas dicas simples para isso:
- Trazer público qualificado para sua loja online;
- Ter estoque de produto disponível;
- Ter um cadastro bem feito do produto;
- utilizar gatilhos de quantidade limitada ou de tempo para apressar a decisão de compra;
- Fazer testes A/B nas páginas de carrinho e produtos;
- Trabalhar com os clientes que abandonaram o carrinho de produtos.
Tem mais alguma dica para melhorar a taxa de conversão no e-commerce? Você é meu convidado a comentar aqui abaixo e divulgar esse conteúdo em suas redes sociais! 😉
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