Novos insights sobre E-commerce em Portugal

Novos insights sobre E-commerce em Portugal

O E-commerce em Portugal tem acompanhado a tendência mundial e crescido a passos largos. Apesar do crescimento não ser novidade, saber que o valor das vendas no e-commerce cresceu 19,5% em 2020 é algo animador.

Quem nos traz essa e demais informações sobre o mercado virtual é o Relatório Digital 2021 Portugal Hootsuite | We are Social, que você pode ler na íntegra carregando aqui.

E ao analisar esse relatório pudemos tirar vários insights para o seu negócio online, vamos listar alguns aqui.

Portugueses adoram vídeos

Sim, o povo português consome muito conteúdo em vídeo. A rede social mais utilizada em Portugal em 2020 foi o Youtube, e não o Facebook (como é globalmente). E ainda, 96,3% dos utilizadores de internet consomem conteúdo em vídeo.

e-commerce em portugal
e-commerce em portugal

* Todas as imagens são retiradas do relatório mencionado no início do conteúdo.

E agora fica a questão: se você tem um e-commerce em Portugal, já está a produzir conteúdo em vídeo?

É verdade que produzir bons conteúdos em vídeo dão imenso trabalho, mas também dão imenso resultado. (Eu contra mim mesma falo, pois por ora tenho criado conteúdos em vídeo apenas para o canal de consultoria de e-commerce Ebraun.)

Entretanto, conteúdos de vídeo podem ser utilizados para Youtube, para todas as redes sociais (formatando tamanho, legendas e enquadramento correto) e no caso de lojas online o material pode ser usado para o cadastro de produtos.

Sim! Faça vídeos da fabricação do produto, do desenho e da criação, do produto pronto, de alguém a usar, de alguém a montar (um móvel por exemplo). Conte histórias, fale como a empresa surgiu, fale sobre os colaboradores, a localidade, o processo de envio da compra para o cliente, entre outros.

Em Portugal o tempo médio gasto nas redes sociais é de 2 horas e 18 minutos por dia. Se a sua marca não estiver presente nas redes sociais, que oportunidade que estará perdendo! 🙄

69,1% compraram no e-commerce em Portugal

O relatório mostra-nos que entre os utilizadores da internet dos 16 aos 64 anos, 89,5% procuraram online por um produto ou serviço. É a mais pura verdade, e especialmente entre a população mais jovem.

Gostamos de estar munidos de informação mesmo quando vamos comprar fisicamente. Por isso, pesquisamos antes de sair de casa. E claro, pesquisamos online também antes de finalizar as compras online. O processo de comprar online é muitas vezes confuso e bem demorado, há um estudo do Google que nos confirma isso (Leia aqui).

E de todos os respondentes da pesquisa, 69,1% compraram no e-commerce em Portugal, em dezembro de 2020. Sendo ainda que 36,1% compraram via telemóvel. E isso nos diz muito! 😊

Particularmente, eu acredito que o número de compras por telemóvel não foi maior unicamente porque temos imensos e-commerces que não são user friendly no mobile, não são responsivos, e estão aí a perder grandes chances de vendas.

Em suma, 4 lições que tiramos daqui:

  1. O e-commerce está a crescer e vai continuar;
  2. crie conteúdos em vídeo;
  3. esteja presente nas redes sociais;
  4. tenha um e-commerce mobile first!

Que insights diferentes você tem a compartilhar? Compartilhe esse conteúdo com seus colegas e ajude a comunidade dos empreendedores digitais. 😍

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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