Mapas de calor no e-commerce: como essa ferramenta pode ajudar seu e-commerce a vender mais

Mapas de calor no e-commerce: como essa ferramenta pode ajudar seu e-commerce a vender mais

Entenda o que são e como vender mais utilizando mapas de calor no e-commerce.

Você sabe o que são ferramentas de mapa de calor? São ferramentas que mostram os locais mais clicados em seu site, entre outras coisas.

As ferramentas de Heat Map são grandes aliadas das lojas online, e de todos os tipos de negócios online, pois trazem insights bem importantes. Ao utilizar uma dessas ferramentas você consegue ver por exemplo onde os visitantes estão a clicar, e às vezes são locais onde não há botão. Isso significa por exemplo que os visitantes acreditam que ali deveria haver um CTA e não há… nesse caso, algo deve ser mudado no website.

Também é possível ver os scrolls que os visitantes fizeram em sua loja. Ou seja, consegues ver até onde as pessoas rolam a página e saber até que local da página elas se interessam pelo seu conteúdo.

E essas ferramentas gravam as sessões que os utilizadores fizeram em seu e-commerce. Ver as gravações também pode gerar ideias para melhorar os resultados.

Ferramentas de mapas de calor

Existem várias ferramentas no mercado, de vários preços. Uma das que gostamos muito é a Hotjar. Essa ferramenta possui um período de experimentação gratuito, e há mesmo uma versão free, com limitações, é claro.

Recentemente a Microsoft lançou a ferramenta Clarity, que já instalamos em nosso site para ver como se comporta 😉

De fácil instalação, a Clarity fornece dados de analytics, assim como o Google Analytics, e também mapas de calor de cliques e scroll, e ainda gravações da interação dos utilizadores. Até o momento, a ferramenta recém lançada é gratuita.

Como usar mapas de calor no e-commerce

Como sabe-se, aquilo que não é medido não pode ser melhorado. (Leia nosso artigo sobre web analytics!). Veja um exemplo retirado do Hotjar:

mapas de calor no e-commerce

Os locais com mais cliques nesse site são os que tem as cores mais quentes: vermelho e amarelo (a ferramenta mostra os detalhes de legenda). Sabemos que nesse site o local mais clicado é a aba “Planos”, seguido de “Saiba mais” no bloco de Recursos e Funcionalidades.

Nesse caso sabemos que pode ser uma boa ideia criar anúncios justamente para a página de planos da empresa, levando diretamente as pessoas até lá. Veja agora um mapa de calor de scroll:

mapas de calor no e-commerce

Isso nos mostra que 96% dos visitantes veem apenas o início do site, e nem chegam a fazer scroll. Ou seja, podemos concluir que a proposta de valor precisa estar totalmente descrita no primeiro local do site! Isso é verdade para todos os websites, e-commerces ou não: o visitante precisa perceber do que se trata o seu negócio assim que ele chegar até o seu site.

Esses exemplos das imagens são da Ebraun Plataforma de E-commerce, que é nossa parceira. Já fizemos algumas alterações no layout do site e em campanhas de anúncios para melhorar os resultados, baseados aqui nas ferramentas de heat map.

Passo a passo para usar heat maps

Não há mistérios para usar essas ferramentas. Tanto a Hotjar ou a Clarity tem o seguinte passo a passo:

  1. fazer o cadastro na ferramenta;
  2. instalar o código no header do site;
  3. configurar as páginas das quais quer ver os relatórios (no Hotjar versão free).
  4. Esperar a ferramenta começar a coletar os dados, analisar os relatórios e tomar as decisões certeiras.

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Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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