Live Commerce: uma forte tendência e como você pode usar no seu e-commerce para vender mais

Live Commerce: uma forte tendência e como você pode usar no seu e-commerce para vender mais

Se não aconteceu antes, desde 2020 com certeza você foi impactado com grandes marcas utilizando da estratégia de Live Commerce para aumentarem suas vendas.

Na passada Black Friday a Worten foi uma das pioneiras a fazer vendas online através de Streaming em Portugal, com participações de celebridades e ofertas especiais.

Através de canais próprios (dentro das plataformas de e-commerce) ou de redes sociais, empresas apresentam ao vivo seus produtos e aliam entretenimento, dicas úteis e descontos exclusivos para a audiência que assiste e compra, e ainda consegue sanar dúvidas.

Live Commerce nasceu na China

E por lá é campeão de vendas. Movimenta bilhões de dólares em datas especiais, como o Singles’ Day, que é a data de maior venda no e-commerce chinês.

A China ultrapassou o varejo físico com o digital, ou seja, o e-commerce chinês é responsável por mais de 50% do varejo total, pela primeira vez. Também tem o maior mercado de livestreaming do mundo inteiro: alcançou US$ 4,4 bilhões em 2018, com um crescimento de 32% ano a ano, de acordo com um relatório da Deloitte

Ao que tudo indica, o Live Commerce- também chamado de Live Shopping- proporciona taxas de conversão muito superiores às do mercado de e-commerce tradicional.

live commerce
Fonte da Imagem: Retail Connections (Google Imagens)

Como um e-commerce pequeno pode trabalhar as vendas por Streaming

Já vimos que o Live Commerce atrai a audiência e gera vendas, e sem dúvida é um futuro cada vez mais próximo.

Entretanto, ainda é utilizado apenas por grandes marcas, e há uma razão de ser: sistemas integrados. Para que as vendas ocorram dentro da live, de forma a que o cliente não precise sair dela, e possa finalizar a escolha dos produtos e o pagamento, é necessário que hajam plataformas integradas. É um bom investimento em tecnologia, e não disponível para todos (por agora).

Vamos imaginar que você vende roupas online e que vai fazer uma live commerce para apresentar a nova coleção. É preciso então preparar a audiência (aquecê-la) para o evento, ter como aceitar pedidos no momento da live, responder às perguntas, garantir que está online e tem som e imagem de qualidade, e proporcionar um espetáculo aos participantes. Que tal um desfile da nova coleção? 😉

Mas para que tudo isso funcione, é necessário investimento em pessoas e tecnologia.

Entretanto, se você está começando suas vendas online e ainda não há possibilidades de investimento desse porte, use algumas dessas dicas e experimente fazer uma live commerce com os recursos que você tem! Assim vai experimentando e percebendo o que faz sentido para a sua marca.

  • Faça uso de ferramentas que já existem como lives do Instagram ou Youtube por exemplo;
  • Peça ajuda para a transmissão. É importante ter ao menos mais uma pessoa verificando se a conexão está ok, conferindo os comentários e ajudando em todo o processo;
  • Se já tens uma loja online, crie links fáceis de acesso para que as pessoas não precisem deixar sua live ao clicar no link para ir até sua loja. Crie cupons exclusivos de desconto fáceis de serem utilizados no seu site;
  • Se não tens ainda uma loja online e vende através de outros canais, precisará de mais auxílio para ver as mensagens e anotar as vendas, e depois ainda terá de entrar em contato e combinar o pagamento e envio de cada pedido;
  • Lembre que é necessário atrair público para assistir essa live streaming. Invista forte em conteúdo e campanhas de anúncios pagos.
  • E por fim, lembre mais uma vez do que será o atrativo principal para sua live. Como apresentará os produtos? O que fará as pessoas interessarem-se em participar?

Determinar e aquecer o público correto, organizar-se com antecedência e fornecer canais de compra rápidos e seguros para os clientes é essencial para o sucesso das suas vendas online.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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