Formatos que geram maior engajamento nas redes sociais

Formatos que geram maior engajamento nas redes sociais

Quais são os formatos de conteúdos que geram um maior engajamento nas redes sociais?

Se você trabalha a publicar conteúdo nas redes sociais da sua marca, nomeadamente Facebook e Instagram, de certeza já percebeu que as publicações não patrocinadas possuem um alcance extremamente pequeno.

Isso não acontece ao acaso, pois afinal de contas o lucro das redes sociais vem de publicidade online, ou seja, os utilizadores não pagam para usar as redes, mas tomam com publicidade a todo momento. São as marcas que pagam para fazer suas campanhas de marketing online, logo, as publicações com mais impressões e engajamento são as pagas.

Você pode ler aqui sobre como planejar suas campanhas pagas de marketing digital.

Como calcular o engajamento nas redes sociais

Para calcular a taxa de engajamento nas redes socias (também chamada de taxa de interação) basta somar todas as interações- likes, comentários, partilhas, salvos- e dividir pelo número de seguidores. Assim:

(Likes + comentários + partilhas + salvos) / número de seguidores

Depois multiplica por 100 para ter o resultado de taxa, em percentual.

Formatos de conteúdo que mais geram interação no Facebook

Para ter um bom engajamento nas redes sociais é necessário publicar com frequência, relacionar-se com os seguidores e comunicar de acordo com o público alvo. Mesmo assim, você vai perceber que a interação é baixa, principalmente em conteúdos não patrocinados (pois não tem o alcance amplo como em conteúdos pagos).

Quem nos dá essas métricas é o relatório Digital 2021 Global Overview Report, e o cálculo é feito com base em likes, comentários e partilhas, dividido pelo número de seguidores da Fanpage. E vale lembrar que são dados mundiais. Veja:

engajamento nas redes sociais- Facebook

Média geral de engajamento para todos os formatos de posts no Facebook: 0,11%. É mesmo pouco, não se assuste se aquele conteúdo que tanto você planejou e criou não engajar da forma como você gostaria. Veja as interações em ordem descrescente, de acordo com os formatos:

  • 0,19% para Status Posts
  • 0,18% para Imagens / Fotos
  • 0,13% para vídeos
  • 0,05% para Link posts

Formatos para engajar no Instagram

Da mesma forma, seguem os formatos de conteúdo e seus engajamentos no Instagram, em contas business:

engajamento nas redes sociais- Instagram

E veja ainda que interessante o que o relatório nos mostra: a média de engajamento no Instagram de acordo com o tamanho da conta business:

  • Contas com menos de 10 mil seguidores: 1,29%
  • Contas com 10 mil a 100 mil seguidores: 1%
  • Contas com mais de 100 mil seguidores: 0,73%

Por isso, não desanime se está a começar o Instagram ou Facebook da sua marca. Mantenha o foco, crie conteúdo de valor e tenha constância. E não compre seguidores, jamais!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

Relacionados

Onde devo criar os anúncios para loja online?

Onde devo criar os anúncios para loja online?

Novos insights sobre E-commerce em Portugal

Novos insights sobre E-commerce em Portugal

10 tipos de conteúdo para redes sociais

10 tipos de conteúdo para redes sociais

5 dicas de SEO para 2021 (para iniciantes)

5 dicas de SEO para 2021 (para iniciantes)

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *