Como vender roupas online

Como vender roupas online

O mercado de moda tem grande crescimento no e-commerce a cada ano, não é à toa que muitos empreendedores estão em busca de ferramentas e informações sobre como vender roupas online.

Só em 2020 a categoria de moda e beleza cresceu 21,2% no e-commerce em Portugal, mesmo sendo um ano no qual passamos a maior parte do tempo confinados! Veja no relatório da Digital:

Vender roupas e acessórios acaba sendo um início comum para muitos lojistas que já tem um pequeno comércio e agora precisam digitalizar-se. Entretanto, como temos falado por aqui, não significa ser um caminho fácil. O online tem suas particularidades, e assim sendo, é necessário calçar as sandálias da humildade e reconhecer que vender online é diferente de vender na loja física.

Informações essenciais para vender roupas online

As taxas de devoluções e trocas para o setor de moda são as mais altas no e-commerce, e não é por menos! Acontece frequentemente de a roupa comprada não servir no cliente, ou não ter a aparência que ele imaginou que teria.

Já falamos sobre cadastros de produtos (leia clicando aqui) e o quanto eles são fundamentais para despertar o interesse do visitante em finalizar a compra. E quando falamos sobre roupas, há detalhes que são simplesmente fundamentais para vender e para diminuir a taxa de trocas e devoluções (que quando muito alta acaba por aumentar demasiado os custos do e-commerce).

Então como vender roupas online? A começar pela página de produtos, informe todos esses detalhes ao visitante:

  • Informações sobre o tecido da roupa e ainda: como lavar, secar, se é necessário passar a ferro ou mesmo se não pode usar ferro na peça. Uso exemplo próprio: odeio passar roupas e se eu percebo que é uma peça que precisa de passar eu não compro (e pode-se dizer o mesmo de roupas que precisam de lavagem à mão).
  • Tabela de medidas, e ainda vou além: medidas daquela peça em específico. É claro que você pode vender apenas T-shirts e todos os tamanhos serem padrão. Mas em caso de vender roupas online que são peças e modelagens diferentes entre si, de pouco adianta mostrar uma tabela de medidas padrão.
    • Perdoem-me mas vou utilizar de mais um exemplo próprio: comprei há um mês atrás 3 vestidos de um e-commerce que é uma grande rede de lojas. A tabela de medidas era padrão, logo de acordo com a medida da cintura o tamanho era um e do quadril era outro. Optei por encomendar o maior tamanho (medida do quadril). Os vestidos chegaram, ficaram enormes em mim, e acabei por devolver ao invés de trocar, sabe porquê? Porque tive medo de os vestidos em tamanho menor serem muito curtos e não confortáveis para o meu gosto, e essa informação não estava disponível.
  • Percebem aqui um problema? Então a sugestão: na foto da/do modelo vestindo a roupa, coloquem a informação: modelo mede 1,70m e pesa 65kg, está a vestir tamanho M. Assim sendo, conseguimos mostrar para o visitante uma proporção mais aproximada.
  • E ainda coloquem informações como: “peça transparente”, “peça com modelagem x, usa-se soltinha”, “interior com pelúcia”, “peça com ombreiras” e por aí segue-se. É importante isso? Super!!!!!! Quem está a ver o produto online não tem essas noções se você não informar. E se você vender sem informações completas, adivinhe: vai haver mais devoluções.

Marketing para vender roupas online

Aí está outro ponto fundamental para vender online (e não somente roupas!), investir em marketing pago.

É necessário trabalhar SEO no seu e-commerce e investir em tráfego pago para atrair visitantes na loja online. No caso de roupas vai depender imenso de quais tipos de roupas você pretende vender. Algumas dicas rápidas:

  • Escolha um nicho para trabalhar, por exemplo “T-shirts Geek” ou “peças de ganga” ou “vestidos”, especialmente no início. Assim, além de trabalhar SEO da melhor forma, tem menos concorrência para as palavras chave, você também define seu público alvo com mais assertividade e dá prioridade para estoque com profundidade, ao invés de estoque horizontal.
  • Se o seu produto for de compra por impulso, sugiro começar campanhas pagas no Facebook e Instagram, além de Google Shopping sempre para e-commerce, e campanhas de busca no Google que teoricamente sempre trarão um tráfego mais qualificado ao seu site.
  • Tenha atenção à sua persona e foque os investimentos nela. Ter um público menor e ir alargando tende a trazer mais resultados do que começar com público grande.

Detalhes que fazem a diferença

Outros detalhes que não são assim tão detalhes fazem total diferença para finalização da venda ao visitante.

  1. O preço dos portes é fator importante na hora da decisão por comprar;
  2. Políticas de troca e devolução facilitadas;
  3. Atendimento online que possa sanar dúvidas dos visitantes;
  4. Se tiver a possibilidade de utilizar de um provador virtual na sua loja online, fantástico!
  5. Utilize as redes sociais como canais de comunicaçãoda marca, oferecendo conteúdo de qualidade e mostrando à audiência detalhes das peças, depoimentos, os bastidores desde a criação dos produtos até o envio dos pedidos para os clientes.

Para vender online é necessário traçar estratégias e implementá-las, todas com o mesmo foco. Fazer apenas uma acção e esperar resultado é insanidade. É um conjunto de boas práticas e melhorias constantes que trará resultado para o e-commerce.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

Relacionados

Como aumentar as vendas na loja online, aumentando o ticket médio

Como aumentar as vendas na loja online, aumentando o ticket médio

Vantagens e Desvantagens de vender em marketplaces

Vantagens e Desvantagens de vender em marketplaces

Como escolher o nome para loja online- Guia

Como escolher o nome para loja online- Guia

Investir em fotos de produtos é essencial ao criar loja online

Investir em fotos de produtos é essencial ao criar loja online

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *