Como vender online com uma oferta irresistível

Como vender online com uma oferta irresistível

Uma oferta irresistível aos olhos do consumidor tem três componentes essenciais: motivo, escassez e benefício. Veja como vender online criando uma oferta irresistível para o seu cliente!

Uma razão para a oferta

Muitas pessoas confundem a palavra oferta com desconto no preço do produto. O desconto pode ser uma parte da oferta, mas ele não é de facto uma oferta. Confuso?

Criar uma oferta significa ofertar algo para alguém. Normalmente criamos uma oferta para despertar um interesse maior e um senso de urgência para o cliente finalizar a compra.

Porque precisamos criar um motivo para uma boa oferta? Nós somos seres humanos, e gostamos de saber o porque de todas as coisas. Então não é estranho entrarmos em uma loja online e ver promoções sem nenhuma explicação? Logo nos pomos a pensar: devem ser produtos velhos e estão a limpar o estoque, ou algo do gênero. 😒

Por isso, para vender online com uma oferta incrível, crie uma razão para ela. O porque, de facto, não importa, o que importa é haver um porque!

Você pode usar os mais diferentes motivos, veja:

  • Datas comemorativas como Natal, Páscoa, Dia das crianças, da Mãe, e vários outros;
  • Datas que não são feriados: dia da secretária, dia do abraço, dia do filho, aniversário da loja, aniversário do presidente da empresa, dia da mentira, entre outros;
  • Acções como “ajude o gerente a cumprir a meta”, “liquidação de estoque de verão” e “saldos”;
  • Lançamentos de filmes, séries, ou personagens (claro, que façam sentido na sua loja online).
  • Use a criatividade!

Escassez é um fator importante

Para que o cliente tome a acção de finalizar a compra, ele precisa estar ciente de que aquele bem é algo escasso, poucas unidades, valoroso.

Imagine que hoje entremos em uma loja online e há uma promoção de descontos. E no próximo mês recebemos um e-mail da loja com a mesma promoção. E dentro de 45 dias vamos de novo ao e-commerce e tudo continua igual. Eu como cliente pensaria: estão a tentar enganar-me, esse é sempre o preço de venda, não houve promoção!

Assim também acontece com a maioria dos clientes, que ao ver uma oferta sem um prazo limite, não toma a atitude de efectuar a compra na hora, e deixa para mais tarde. E se deixa para mais tarde, é bem provável que não compre.

Não há como vender online uma boa oferta, se ela não despertar no cliente a necessidade de comprar naquele instante. Por isso, gerar nele o senso de urgência é essencial.

A escassez pode ser informada de várias formas: prazo final da oferta com a data e horário, quantidade de estoque disponível (só restam 5 em estoque!), enquanto durarem os estoques, etc.

Imagem de trecho do filme “The Godfather”
Tradução livre: “Eu vou fazer-lhe uma proposta irrecusável.”

Crie (pelo menos) um benefício para o cliente

Esse é na minha opinião o componente mais importante para criar uma oferta irresistível e vender online. Não importa ter um motivo e criar urgência, se não houver um benefício claro para o cliente, que o faça ter o impulso da compra.

No final das contas, ele vai comprar se for vantajoso para ele.

O benefício normalmente é um desconto no preço do produto. Campanhas de ofertas são geralmente acompanhadas dos dizeres “10% de desconto”, por exemplo.

Mas não precisa ser somente desconto (embora é claro, toda gente gosta de um desconto! 😉 ). Alguns outros benefícios que o cliente vê valor, que o fazem realmente economizar:

  • portes gratuitos (quando isso não for feito normalmente);
  • Compre 2 e leve 3;
  • Compre um produto e ganhe um complementar (por exemplo compre uma roupa desportiva e ganhe um top);
  • Um presente exclusivo para aquela campanha.

Mais dicas sobre como vender online

Uma boa oferta possui os três componentes que falamos acima. Ofertas especiais podem ser feitas a qualquer altura, sempre que a empresa desejar e claro, programar-se para tal.

Ainda assim, não só de ofertas irresistíveis uma pequena empresa pode viver. Deixo aqui dicas e links para quem quer vender em lojas virtuais:

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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