
Como vender na loja virtual- A Plataforma
Quando abrimos uma empresa de vendas online, esperamos é vender, certo? Você sabia que vender na loja virtual pode não ser fácil e rápido como algumas pessoas sugerem?
Aqui nesse post e em todo o blog compartilhamos com você algumas dicas essenciais para aumentar o faturamento do seu e-commerce.
Como aumentar as vendas na loja virtual
Nós temos percebido ao longo do tempo que muitos empresários tentam usar em seus e-commerces as mesmas técnicas de vendas que são usadas nas lojas físicas.
“Tenho comércio há 10 anos, não me diga que eu não sei vender…”
A verdade é que são realidades muito diferentes a de vendas online comparada com vendas presenciais. E precisamos aprender a aplicar os conceitos de vendas, atendimento, marketing, entre outros, para as lojas online.
Então, por onde começamos? Para vender na loja virtual precisamos de fortes bases:
- uma plataforma que atenda as necessidades do negócio e seja robusta e user friendly;
- produtos que conquistem os clientes;
- e pessoas que entrem em nosso site dispostos a comprar. Ou seja, um público-alvo bem estabelecido.
Teoricamente é simples, mas acertar essas três bases do negócio demanda tempo e trabalho árduo. Entretanto, ao trabalhar a sério cada uma delas, as chances de sucesso no e-commerce são grandes.
A importância da plataforma para vender na loja virtual
A escolha da plataforma a ser utilizada é muito importante para o sucesso do negócio. Ela não é o único fator responsável pelas vendas, mas tem um papel muito significativo.
A plataforma é uma das bases para o sucesso do e businnes e precisa ser robusta, ser user friendly e ter todas as necessidades do lojista satisfeitas.
Veja a seguir alguns pontos que sua plataforma deve atender para sua loja vender mais:
- O site funciona bem no mobile? É de extrema importância que a loja virtual seja responsiva, ou seja, precisa se adaptar ao ecrã pelo qual ela está a ser acessada.
Veja esses exemplos:

O e-commerce do Continente por exemplo, não é responsivo na data de acesso (02/2020). Ele é exactamente igual ao acessar pelo computador, e há a necessidade de dar zoom e mover a tela para poder navegar. Ou seja, não é fácil de usar pelo telemóvel.

Já a loja virtual da Moviflor, por exemplo, está adaptada ao mobile.
Até o ano de 2017 poucas vendas eram realizadas através dos telemóveis. Os clientes acessavam o site via mobile, mas concluíam a compra no desktop. Já desde 2018 o cenário está a se alterar rapidamente, e hoje, conforme pesquisas recentes, quase 50% das vendas são feitas a partir de telemóveis e afins.
- Qual a velocidade da loja virtual? O Tempo de carregamento? Simplesmente essencial, se o seu site é lento, as pessoas não vão ficar a aguardar a página carregar, e não vai vender na loja virtual.
Existem ferramentas gratuitas para testar a velocidade do seu site, como essa página do Google, que é fácil de usar e ainda dá as métricas e melhoramentos a serem considerados.
Tenha especial atenção para com as imagens também, elas são uma das causas principais de lentidão ao site.
- Layout: o layout deve ser bom para o consumidor final.
Opte por plataforma que tenha layout amigável (user friendly), que seja o mais clean possível, que transpareça segurança para o seu cliente.
- Como é o check-out? Se o seu cliente já foi conquistado pela sua oferta, já adicionou produtos ao carrinho, e está pronto a pagar… é preciso tornar esse momento fácil!
A página de check-out precisa ser rápida, com um mínimo de informações necessárias, e com a maior quantidade de meios de pagamento possível.
Na página de carrinho de compras, precisa haver um botão BEM VISÍVEL de fechar pedido, e ao clicar nesse botão, a mágica deve acontecer e a venda na loja virtual se concretizar.
Muitas plataformas tornam o processo de check-out difícil, com muitos passos a serem seguidos. Torne esse momento mais agradável e vender na loja virtual vai ser um pouco mais fácil.
- Como é o atendimento da plataforma? Quando acontecer algum problema com o seu e-commerce (e acontece, acredite), você terá um consultor disponível para lhe atender?
Como empresário, é necessário estar atento a todos os aspectos do seu negócio. Logo, é preciso ter a certeza de que há uma empresa séria cuidando da sua plataforma e mantendo sua loja online.
A plataforma como vendedor da loja
A plataforma é o equivalente ao vendedor da loja física. Ela fará o trabalho de conduzir o comprador pelos passos da compra e sugerir outros produtos complementares, além de ser o operador de caixa também.
Mas como falamos, por melhor que seja a plataforma, há outros aspectos que fazem vender na loja virtual, nomeadamente os produtos certos para as pessoas certas.
Se estás procurando uma plataforma para criar uma loja virtual, fale connosco através do e-mail na página de contacto que podemos te ajudar.
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