Como vender mais no e-commerce melhorando a adição ao carrinho

Como vender mais no e-commerce melhorando a adição ao carrinho

Quando falamos sobre vender mais no e-commerce, logo somos levados a pensar sobre como melhorar a taxa de conversão, a taxa de carrinho abandonado e como aumentar o ticket médio.

Mas existe um passo anterior a esses. Um passo que é elementar para fazer crescer as vendas no e-commerce. Esse passo é a adição ao carrinho.

Se não tivermos pessoas o suficiente a adicionar itens à sua cesta de compras, logicamente as taxas que vem após não serão satisfatórias. Por isso, demos um passo atrás para falarmos sobre a taxa de adição ao carrinho de compras.

Taxa de adição ao carrinho de compras

De todos os visitantes que atraímos à nossa loja online, há uma parte deles que vai adicionar produtos ao carrinho de compras. E segundo os autores do livro “Ultimate Guide to E-commerce Growth“, essa parcela deve ser de 11% de todos os visitantes. Ou seja, de cada 100 visitantes, 11 devem adicionar itens no carrinho.

Então só faz sentido falarmos sobre como melhorar nossa taxa de conversão, por exemplo, ou de carrinhos abandonados, se tivermos certeza de que pessoas suficientes estão adicionando itens, ou seja, tem real intenção de compra do que estamos oferecendo a elas.

E como podemos melhorar essa taxa, se ela não estiver ainda nos 11%? Se essa meta não está a ser alcançada, há uma série de ajustes que podemos testar para vender mais no e-commerce.

Atrair os visitantes certos para vender mais no e-commerce

Parece clichê, mas é a pergunta mais crucial quando analisamos os resultados de uma loja online: quais visitantes você está atraindo?

Nós já falamos em um artigo anterior sobre como atrair para loja online, de acordo com produtos que são ou de necessidade ou de compra por impulso.

Mas além de verificar sobre os tipos de produto, é preciso aprender sobre as personalidades dos visitantes: são pessoas requintadas, que gostam de ver nos mais minuciosos detalhes os diferenciais do produto, além de quererem exclusividade e atendimento personalizado? Ou são aquelas pessoas que pesquisam imenso antes de finalizar uma compra, comparando diversos sites? Ou então são aqueles compradores de promoção, que aparecem na época de saldos e Black Friday?

vender mais no e-commerce

Veja, para cada personalidade há uma abordagem diferente a ser utilizada, por isso precisamos da definição da nossa buyer persona e trabalhar para atrair esse público, para assim vender mais no e-commerce.

Mais coisas para melhorar a taxa de adição ao carrinho

  • Ter uma proposta de valor clara;
  • Mostrar uma página de produto excelente;
  • Ter as páginas de categoria excelentes;
  • Usar mapas de calor para verificar onde é que os visitantes mais prestam atenção na página, e ali colocar as informações mais importantes;
  • Mostrar reviews de clientes;
  • Utilizar gatilhos para venda, como escassez ou exclusividade;
  • Melhorar a utilização do campo de busca da sua loja online;
  • E lembre de falar a linguagem do visitante!

Faz sentido tudo isso pra você? Lembre, se precisar de ajuda para alavancar seu e-commerce, fale connosco.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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