Como vender mais no e-commerce melhorando a adição ao carrinho

Como vender mais no e-commerce melhorando a adição ao carrinho

Quando falamos sobre vender mais no e-commerce, logo somos levados a pensar sobre como melhorar a taxa de conversão, a taxa de carrinho abandonado e como aumentar o ticket médio.

Mas existe um passo anterior a esses. Um passo que é elementar para fazer crescer as vendas no e-commerce. Esse passo é a adição ao carrinho.

Se não tivermos gente suficiente adicionando itens à sua cesta de compras, logicamente as taxas que vem após não serão satisfatórias. Por isso, demos um passo atrás para falarmos sobre a taxa de adição ao carrinho de compras.

Taxa de adição ao carrinho de compras

De todos os visitantes que atraímos à nossa loja online, há uma parte que vai adicionar produtos ao carrinho de compras. E segundo os autores do livro “Ultimate Guide to E-commerce Growth“, essa parte deve ser de 11% de todos os visitantes. Ou seja, de cada 100 visitantes, 11 devem adicionar itens no carrinho.

Então só faz sentido falarmos sobre como melhorar nossa taxa de conversão, por exemplo, ou de carrinhos abandonados, se tivermos certeza de que pessoas suficientes estão adicionando items, ou seja, tem real intenção de compra.

E como podemos melhorar essa taxa, se ela não estiver ainda nos 11%? Se essa meta não está a ser alcançada, há uma série de ajustes que podemos testar para vender mais no e-commerce.

Atrair os visitantes certos para vender mais no e-commerce

Parece clichê, mas é a pergunta mais crucial quando analisamos os resultados de uma loja online: quais visitantes você está atraindo?

Nós já falamos em um artigo anterior sobre como atrair para loja online, de acordo com produtos que são ou de necessidade ou de compra por impulso.

Mas além de verificar sobre os tipos de produto, é preciso aprender sobre as personalidades dos visitantes: são pessoas requintadas, que gostam de ver nos mais minuciosos detalhes os diferenciais do produto, além de quererem exclusividade e atendimento personalizado? Ou são aquelas pessoas que pesquisam imenso antes de finalizar uma compra, comparando diversos sites? Ou então são aqueles compradores de promoção, que aparecem na época de saldos e Black Friday?

vender mais no e-commerce

Veja, para cada personalidade há uma abordagem diferente a ser utilizada, por isso precisamos da definição da nossa buyer persona e trabalhar para atrair esse público.

Mais coisas para melhorar a taxa de adição ao carrinho

  • Proposta de valor clara;
  • Página de produto excelente;
  • Página de categoria excelente;
  • Usar mapas de calor para verificar onde é que os visitantes mais prestam atenção na página, e ali colocar as informações mais importantes;
  • Mostre reviews de clientes;
  • Use gatilhos como escassez ou exclusividade;
  • Melhore a utilização do campo de busca da sua loja online;
  • Fale a linguagem do visitante.

Faz sentido tudo isso pra você? Lembre, se precisar de ajuda para alavancar seu e-commerce, fale connosco.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

Relacionados

Onde devo criar os anúncios para loja online?

Onde devo criar os anúncios para loja online?

Novos insights sobre E-commerce em Portugal

Novos insights sobre E-commerce em Portugal

Porque contratar uma consultoria de E-commerce?

Porque contratar uma consultoria de E-commerce?

Tendências para loja online em 2021. O que vem por aí?

Tendências para loja online em 2021. O que vem por aí?

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *