Como ter um E-commerce de Sucesso

Como ter um E-commerce de Sucesso

Será que existe uma fórmula mágica para ter um e-commerce de sucesso? Quem sabe uma receita de bolo, que se seguirmos passo a passo alcançaremos o sucesso na nossa loja online?

Quem dera fosse!

No e-commerce, assim como em qualquer outro tipo de negócio e investimento, não existem garantias e nem fórmulas mágicas. Existem sim boas práticas que devem ser seguidas, junto com o desejo e a liberdade de testar todas as coisas.

Os passos para ter um e-commerce de sucesso

Vamos falar então de boas práticas que toda gente precisa saber antes de abrir uma loja online. Com certeza você vai ver ainda muitas coisas além das que vamos aqui citar, mas vamos ater-nos ao básico para começar a conversa. 😊 E claro, veja também o material do que não fazer na loja online e saiba os motivos que levam tantos negócios a fracassar já no início.

Quando planeamos um e-commerce, é preciso atenção a três fatores essencias para o sucesso, que depois possuem várias ramificações. São eles o produto ou serviço, o público que vai adquirir o produto ou serviço, e a plataforma de loja online.

Você precisa encontrar o produto certo para vender online, ter uma plataforma funcional e user friendly, e mostrar isso para as pessoas que estão predispostas a comprar. Fazer o match perfeito entre essas três bases é o mais difícil para começar um e-commerce de sucesso.

A importância do produto

Sua loja online só vai vender se tiver o que vender. Sem produto, sem e-commerce!

Encontrar o produto certo é tarefa árdua, há pesquisa de mercado e é bom ter espaço para testar hipóteses. Pode ser que você encontre um produto excelente, mas que não vende. E isso pode acontecer por muitas coisas:

  • timing errado;
  • preço impraticável;
  • comunicação não está clara;
  • os portes de entrega tornam o produto caro;
  • produto que exija um atendimento online para tirar dúvidas e a empresa não fornece, entre outros.

Aproveite para ler esse material sobre características de produtos bons para vender online, e esse aqui sobre como encontrar ideias do que vender na internet.

E há também a possibilidade de seu produto preencher todas as características e não vender porque ele não está sendo apresentado para as pessoas certas.

O público alvo correto é uma das premissas de sucesso

Se você tem um talho com carnes de excelente procedência, de que vale apresentar a empresa para vegetarianos e veganos?

Sim, eu usei um exemplo bem óbvio para elucidar o ponto da questão: é preciso apresentar seu produto para as pessoas certas, que são as que estão predispostas a comprar.

Não pense que seu produto é aquele que toda a gente vai adquirir. Empreendedores que começam por esse caminho gastam muitos euros em anúncios e frustram-se ao não vender.

e-commerce de sucesso

Para encontrar o público certo para o seu e-commerce, crie personas e valide-as. Depois, é preciso descobrir onde encontrar esse público: será no Instagram, no Facebook ou no Google Search? Quais parâmetros posso utilizar para segmentar esse público e chegar mais próximo do idealizado nas personas?

E ter liberdade para testar. Trabalhar SEO no seu e-commerce é essencial, mas anúncios pagos trarão respostas no curto prazo. Veja aqui o material de como encontrar o público correto e também sobre como descobrir em qual plataforma deve investir para anúncios.

Falemos agora de plataforma

É possível vender online sem ter uma plataforma própria, é verdade. No entanto, eu defendo a ideia de ter um sítio próprio, pois ao vender apenas em marketplaces e redes sociais sua empresa está sujeita a toda e qualquer alteração e regra que “o dono” impõe. Se estás no marketplace que cobra-te 15% sobre cada transação, e amanhã ele impõe uma nova política de que a tarifa passará a ser de 19%, não há choro, é pagar e pronto.

Além disso, uma plataforma própria é fundamental para criar visibilidade para a marca, e para a mesma crescer e pensar no longo prazo. Tem a função de quase uma loja física: tem a vitrina, a apresentação dos produtos, o atendimento, o caixa… atualmente há algumas com provador virtual e realidade aumentada, com a ajuda da tecnologia.

A plataforma precisa ser user friendly, funcionar no mobile em primeira instância, ser otimizada para SEO e ser rápida. E claro, ser segura acima de tudo. Aqui tem um material sobre como escolher uma boa plataforma de e-commerce.

É só isso que precisa para ter um e-commerce de sucesso?

Não, não é só isso. Mas se conseguires, já é um bom caminho para lá. 😉

Veja, se conseguires alinhar produtos que vendem (e que são lucrativos, não esqueçamos disso hein!) com as pessoas que se interessam por eles e que querem comprá-los, vais conseguir levá-los até sua plataforma de e-commerce e a chance de que as vendas ocorram será muito grande.

E como falamos, há muitas ramificações em cada um dos assuntos. Tome por exemplo um negócio online que eu comecei e vou compartilhar com você:

  • Produto: boné para bebé. Consegui fornecedor para produção e podiam ser poucas unidades por encomenda (ótimo para testar!). Um produto, 5 variações de cores, tamanho único. ✅
  • Público: encontrei o público correto e as redes nas quais anunciar. ✅
  • Plataforma: usei wordpress, criei um e-commerce clean e com bom copy, com FAQ, rápido e seguro. ✅

Os produtos venderam e as clientes deram feedback positivo. Mas porque não seguimos o projeto?

Porque podíamos chegar a x preço para sermos competitivos no mercado, e o investimento em anúncios era uma parte grande do custo do produto. Em outras palavras, nosso ROI não era interessante para manter o negócio. Por isso é tão importante testar!

E você, está pronto para ser o empresário de um novo e-commerce de sucesso? (Se quiser ajuda para tal, clique aqui!)

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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