
Como escolher o nome ao abrir loja online- Guia
Quando estamos a pensar em abrir loja online, não pensamos logo em escolher um nome para ela?
Podemos encontrar online muito conteúdo falando sobre o assunto, e mesmo livros sobre o processo de naming. Há também empresas especializadas na criação de nomes para marcas, bem como toda a imagem que o nome vai carregar.
Entretanto, o foco desse blog são os pequenos empresários, e sabemos bem que investir camiões de dinheiro na escolha do nome da loja online está fora de questão.
Então, deixo-vos aqui um guia para escolher o nome para loja virtual.
Comece pela missão, público e produto
Para dar início ao processo de criação do nome para sua marca ou loja, é importante responder algumas questões.
1- Qual é a missão da empresa?
Porque criar essa loja online? Qual a razão de ela existir?
Ao definir a missão da loja, a razão de ela ser criada, ficará mais fácil definir nomes que façam sentido, que tenham a ver com o negócio.
2- O que a loja online vai vender?
É importante ter definido quais são os produtos que a loja virtual vai trabalhar. Aliás, acredito ser essencial para a criação do nome. Já falamos sobre quais produtos vender online, podes conferir aqui.
Isso não quer dizer que o nome do seu e-commerce precisa ser ou conter o nome do produto. No entanto, pode dar vários insights sobre a escolha do nome ao abrir loja online.
3- Quem é o público?
Você já deve ter criado as personas do negócio e definido o público-alvo. Porque?
Porque isso define a forma de comunicação a ser usada. Será que o seu público-alvo vai perceber a ideia do nome da loja online? Nomes mais sérios ou descontraídos? Abreviações ou apelidos? Em língua estrangeira?
Por exemplo, quando vais a contratar um engenheiro: é comum para os escritórios serem nomeados com os apelidos dos sócios fundadores.
Lojas infantis de roupas ou mesmo brinquedos: nomes de animais, cores e nomes de brincadeiras que trazem alegria.
Demais pontos a considerar
Podemos pensar sobre vários tipos de nomes de marcas, vejamos:
- nomes que descrevem o negócio, como “Águas do Porto” por exemplo;
- siglas como “IBM”;
- nomes que foram inventados ou com junções de palavras como a “Kodak” ou “Lego”;
- nomes próprios ou apelidos, como “Walt Disney”;
- nomes sugestivos como “SportZone” que dão uma pista sobre o segmento de negócio no qual actuam;
- nomes com aumentativo ou diminutivo que remetem sentimentos de ternura e afecto;
- etc.
4- Realizar um Brainstorm
É hora de pegar papel e caneta da gaveta, e usar a imaginação livremente. Podes fazer esse exercício sozinho, com seu(s) sócio(s), família, ou amigo de confiança.
Faça a lista com todas as ideias que surgirem, todas mesmo.
5- Filtrar as melhores ideias
Talvez sua lista de ideias no brainstorm tenha ficado imensa! Isso é bom, mas agora há que filtrar e começar a eliminar alguns.
Primeiramente atente-se para aquelas ideias que você mais gostou, e faça uma análise: elas estão de acordo com os passos 1, 2 e 3? Fazem sentido para a missão, os produtos e o público para o qual a loja online vai vender?
Depois de filtrar, verifique esses pontos antes de abrir loja online
- O nome parece-se com o de outra marca/loja.
Ao escrever ou dizer em voz alta o nome, ele lembra outra marca?
Então, atenção. Será difícil para os clientes de lembrar do nome da sua empresa.
- Se digitar for difícil
Se o nome é complicado de digitar, os clientes podem ter problemas para lhe encontrar. Um nome com “i” e “y” pode ser um problema, por exemplo, pois como lembrar qual letra vem antes, se o som é o mesmo é português? Ou mesmo nomes que são longos, são difíceis de lembrar.
- Nomes que limitam, tanto em espaço quanto em produto
Se o nome escolhido limitar à um tipo de produto ou serviço, ou a um público ou mesmo local geográfico, e depois você decidir expandir o negócio, o nome poderá não fazer mais sentido nenhum.
- Palavras com mais de um significado
Sempre deve-se pesquisar antes sobre o significado da palavra. Por exemplo, talvez tenhas criado uma sigla ou mesmo uma junção de dois nomes que seja altamente giro. Será que a palavra tem algum significado diferente, em alguma outra região?
Ou então se for um nome com mais palavras que foram juntadas, e na hora de digitar “tudojunto” vai se tornar outra palavra?

E ao ter analisado tudo isso, let’s move on!
6- Verificar se o nome está disponível
Vá até o site Domínios.pt (por exemplo), com as ideias restantes da sua lista, e verifique se o domínio está disponível para registo.
Então será momento de focar nos nomes que estão disponíveis, e escolher o candidato perfeito.
7- Pergunte a opinião das pessoas
Por agora, devem ter restado de 3 a 5 ideias de nome para abrir loja online.
É o momento de entrar em contacto com pessoas que você confia, e também que possam fazer parte do seu público alvo. Pessoas que são de facto potenciais clientes do negócio.
Explique a elas qual será a missão de sua empresa, e o que vai ser vendido. E não tenha medo de pedir feedback!
É muito importante ouvir o que elas pensam do nome, qual a percepção que elas tem ao ouvir, ao que elas associam esse nome.
8- É hora de registar
Chega o tempo de decidir pelo nome da loja online, e fazer o registo do mesmo, comprando o domínio.
9- Abrir loja online
E para finalizar, siga todos os passos para abrir loja online. Bons negócios!
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