Blog para e-commerce- criar um blog aumenta as vendas na loja online?

Blog para e-commerce- criar um blog aumenta as vendas na loja online?

Será que criar um blog para e-commerce pode ajudar a aumentar as vendas? Não faz muito que essa estratégia era usada por muitas lojas virtuais, já agora essa tendência tem diminuído.

E a resposta é a mesma sobre muitos dilemas do mundo online: depende! Depende da estratégia da marca, dos produtos que ela vende e também do mercado em que ela faz parte.

Será que faz sentido criar um blog para uma loja online que vende óculos de sol, por exemplo? Qual é a tua opinião?

Porque criar um blog

Ao criar um blog, o fazemos por alguma razão. Nomeadamente porque quer abordar um assunto específico, se tornar uma autoridade naquele assunto e claro, fazer negócios e gerar rendimentos através do blog.

É assim para um e-commerce?

Ao criar um blog para loja virtual, as estratégias da empresa comummente são:

  • fazer com que a marca seja percebida/notada;
  • mostrar autoridade sobre o seu universo e
  • atrair tráfego orgânico para o site.

O blog é criado para fazer parte de uma estratégia de Inbound Marketing , também chamado de marketing de atracção. Baseia-se na criação e compartilhamento de conteúdo de valor que é relevante para o público-alvo da marca, conquistando-o e criando um relacionamento duradouro da marca com os clientes.

Ou seja, através da criação de conteúdo em um blog, com foco em SEO (clique aqui para ler mais sobre SEO), espera-se atrair o público-alvo, mostrando a ele que a marca tem valor a oferecer-lhe.

 Então faz sentido para um e-commerce de óculos de sol ter um blog?

Sim, se a estratégia da empresa for tornar a marca notável e firmar um relacionamento com os clientes, além de atrair visitantes com buscas orgânicas no longo prazo.

Porém, isso não significa que vai aumentar as vendas dessa loja virtual, especialmente no curto prazo.

Veja:

  • Quem encontra o blog da marca através do Google ou outro buscador, por exemplo, é porque buscou por palavras-chave para sanar suas dúvidas e/ou resolver seus problemas. Então se o utilizador procurou por “Faz mal para a visão usar óculos de sol?” ou “Modelos de óculos de sol para rosto redondo” e encontrou o blog do e-commerce de óculos de sol, não significa que ele quer comprar algo, e sim tirar suas dúvidas.
  • Entretanto, se essa pessoa já é cliente da loja virtual, e recebe constantemente conteúdo da empresa, é possível que ela lembrará da marca para efectuar novas compras. Isso é relacionamento. 😉

Para algumas empresas de ramos específicos, como prestação de serviços por exemplo, ter um blog é uma grande mais valia.

Como criar blog para e-commerce

Sobre o conteúdo a ser escrito no blog, é importante focar em três coisas:

  • ser conteúdo de valor para o público da marca (tem que ser interessante para que o utilizador queira ler);
  • falar de acordo com a linguagem que o cliente fala, comunicando-se correctamente; e
  • trabalhar SEO no conteúdo do blog, para que os mecanismos de busca te encontrem (falando beeeeeem basicamente).

Também é preciso ressaltar que uma boa escrita faz toda a diferença. Ler um texto cheio de erros de português e com legibilidade ruim é terrível!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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