Abrir loja online é certeza de bom negócio?

Abrir loja online é certeza de bom negócio?

Abrir loja online está na moda, e nos top trending do Google. Não é por menos, com os desafios que estamos a viver, todos se apercebem da necessidade dos negócios digitais.

Recentemente saiu o relatório Digital 2021- Global Overview Report trazendo-nos os números mais atualizados do digital. A importância do e-commerce para as marcas é indiscutível, como nos mostram os dados: 81,5% dos utilizadores de internet pesquisaram online por um produto ou serviço para comprar.

E de todos os utilizadores da internet 76,8% compraram online, sendo que 55,4% compraram através do um telemóvel (olha a responsividade aí, minha gente!!!).

Entretanto, será mesmo uma certeza de bom negócio criar uma loja online? Falemos mais sobre isso.

Abrir loja online é certeza de trabalho

Sim, já dizia o ditado:

“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”

Frase atribuída a vários autores, mas desconhece-se autor original.

E mesmo a trabalhar muito, não há garantia alguma de sucesso. Abrir loja online é como qualquer outro negócio no mundo offline: é um investimento.

Investimentos não trazem a certeza de retorno. Alguns investimentos são mais arriscados que outros, e alguns investimentos certamente geram mais retorno do que o projetado.

E por falar em trabalho, vamos listar algumas coisas a serem feitas quando você é um pequeno empresário e decide abrir loja online:

Planear o negócio

Não é por ser um e-business que a fase de planeamento pode ser realizada de qualquer modo.

abrir loja online- planear

É preciso pesquisar e decidir quais são os produtos (ou serviços) que vão ser vendidos na loja online. Fazer os cálculos para saber se será lucrativo, pois toda empresa precisa de lucro para continuar a realizar suas operações.

Em seguida há que pesquisar e escolher a plataforma de loja online que será utilizada, ou por quais meios que as vendas online serão feitas.

Há também que planear as acções de marketing que serão realizadas: para qual público-alvo, onde serão veiculados os anúncios, qual o investimento em marketing que será realizado, entre outros.

Realizar os cadastros

Para a loja online vender, é necessário que os cadastros de produto estejam realizados na perfeição, com absolutamente todos os detalhes que o cliente deseja saber.

Ter muitas fotos de boa qualidade, vídeos, uma boa descrição focada em SEO, com detalhes sobre as medidas, utilização, manuseio, lavagem, entre outros.

Precisamos de lembrar que o cliente não está em uma loja física. Ele não toca no produto, não sente o material, nem o cheiro. O cliente não pode experimentar. Então tudo o que ele tem é o que a loja online oferece de informações para a tomada de decisão. Capriche nisso, é de suma importância, não é tarefa banal! 😉

E para além dos produtos, há os contratos e integrações a serem realizados com as transportadoras, com os meios de pagamento, sistemas e com demais parceiros do e-commerce.

É um bom negócio abrir loja online?

Com o crescimento do e-commerce a cada ano, e com a necessidade da população portuguesa (e mundial, na verdade) comprar no comércio electrónico, de facto, parece um bom negócio.

Em 2019 o e-commerce cresceu 20% em Portugal, face ao ano anterior (último dado actualizado). A expetativa dos retalhistas para 2020 era de crescimento do comércio eletrónico entre 40% e 60%, em resultado da situação de pandemia e das alterações dos hábitos dos consumidores, segundo o CTT e-Commerce Report 2020.

De facto, os portugueses estão comprando mais online, e é algo que vai permanecer e crescer no decorrer do tempo.

Tendo em conta tudo o que foi dito: com os novos hábitos de consumo online da população, tendo um bom planeamento e muito trabalho a ser realizado, abrir loja online pode ser o bom negócio do qual você está a precisar.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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