A importância da Prova Social no E-commerce

A importância da Prova Social no E-commerce

O que é prova social e o qual a relação dela com o e-commerce?

A prova social, como o próprio nome diz, é uma maneira de provar aos visitantes e novos clientes que o nosso produto é mesmo tudo aquilo que dizemos ser. São as pessoas a deixar comentários e testemunhos de forma pública.

A prova social no e-commerce é de suma importância para aumentar as vendas. Lembramos novamente que quando um visitante se depara com uma nova marca online, seja de produtos ou serviços, ele

  • não toca no produto;
  • não pode experimentar, sentir, cheirar, medir;
  • não conversa com uma pessoa olho no olho, entre outros.

Nós acreditamos nas recomendações

Quem de nós já foi em um restaurante porque era bem recomendado por amigos, por exemplo? Nós usamos recomendações para tudo o que consumimos, e na verdade, buscamos por recomendações e perguntamos nos grupos dos quais fazemos parte.

Nas vendas online não é diferente! A importância da prova social no e-commerce é imensa. Veja a imagem abaixo, da pesquisa Digital Report 2021:

Mundialmente, 29,4% dos consumidores online descobrem novas marcas através de recomendações , e ainda 24% através de reviews em websites.

Portanto, precisamos trabalhar fortemente a prova social na nossa loja online, pois com certeza ela não acontecerá sozinha e nem em um curto período de tempo. É necessário investir para que os clientes queiram deixar avaliações sobre os produtos comprados, a entrega, a loja, a marca, atendimento, etc.

Como trabalhar a prova social no e-commerce

Para que os clientes sintam o desejo de avaliar positivamente uma empresa ou produto, eles precisam ser encantados. Isso mesmo, encantados. Temos a forte tendência de falar mal de algum negócio quando não somos bem atendidos por exemplo, mas apenas lembramos de falar bem quando nos causa alguma sensação “wow”, algo além do que estávamos à espera.

E como podemos causar esse efeito de encantamento e motivar a prova social no e-commerce? Vamos à algumas ideias:

  • O processo de compra online deve ser suave e prazeroso. O encantamento começa por apresentar ao cliente um site user friendly, informações completas do produto, e um atendimento que o surpreenda.
  • E depois da compra feita, há o relacionamento. Se você abandonar seu cliente após a página de “recebemos seu pedido”, ele não vai falar bem da sua loja online. Porque faria ele isto? 🙄
    Então você tem uma grande oportunidade nas mãos, através de e-mail marketing, mensagens de texto, e as próprias mensagens automáticas de status de pedido para relacionar-se com ele, falar a linguagem da marca e se fazer presente.
  • Quando o pedido chega na morada do cliente, é hora de um novo “wow”. Trabalhar bem a embalagem, com criatividade, vai fazer com que o seu produto saia do status “mais uma compra online” e seja aberto pelo cliente como um verdadeiro presente, e ele desejará mostrar isto para as pessoas. Leia aqui sobre ideias para embalar os pedidos.
  • E ainda, há que motivar o cliente a realizar a prova social. Após ele ter recebido o pedido, entre em contato. Pergunte como foi a experiência. Peça para ele avaliar todos os pontos (atendimento, qualidade, entrega, etc). Incentive ele a fazer isto com cupons de desconto ou outro benefício.
  • E que tal realizar uma campanha de anúncios pagos para quem comprou na sua loja? Sim, agradecendo a compra e incentivando ele a comentar no próprio anúncio como foi a experiência. Isto trará imensa prova social no e-commerce da sua marca, nas redes sociais. E a possibilidade de vender novamente a ele, em curto espaço de tempo.

Ter prova social é um dos melhores incentivos para que o visitante finalize sua compra com segurança, e converta-se em um cliente. Mas, como vimos, mesmo que nosso produto seja o melhor do mundo, é necessário incentivar os clientes a realizarem avaliações e comentários. Uma vez que alguns clientes abrem caminho, outros sentem-se à vontade para fazê-lo também e ajudar novas pessoas expondo suas opiniões.

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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