8 erros de marketing digital que prejudicam seu e-commerce

8 erros de marketing digital que prejudicam seu e-commerce

Quando iniciamos um negócio online, os conhecimentos de que necessitamos são muitos, e por vezes cometemos erros de marketing digital que prejudicam a loja online.

As lojas online competem pela atenção dos utilizadores da internet, como qualquer outro negócio. Através do marketing digital temos o poder de chamar a atenção do utilizador, conquistá-lo, vender a ele e fidelizá-lo. Mas, para que tudo isso aconteça, há um longo caminho, e alguns erros que falaremos a seguir precisam ser evitados.

1. Não investir em conhecimento

Este é um dos erros de marketing digital mais comuns. A gestão de um e-commerce exige muito conhecimento em diversas áreas diferentes. Mesmo que a sua escolha seja contratar um gestor de tráfego, é necessário que tenhas uma noção do que anda a acontecer no negócio, das métricas do e-commerce e como melhorá-las.

Só no marketing digital há um leque de assuntos: marketing pago (e aí dividimos em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, Linkedin Ads, etc), SEO, criação dos copys, dos criativos para anúncios, Inbound Marketing, E-mail Marketing, análise das métricas do site, etc.

2. Não trabalhar SEO e conteúdo

Sim, SEO é algo trabalhoso e muito demorado de trazer resultado, mas é o que trará constância e bom posicionamento no Google no longo prazo. (Leia aqui sobre o que é SEO e sua importância.)

Dá trabalho sim criar conteúdo no site, no blog, nos cadastros de produtos. Mas acredite, faz diferença! E quanto antes começar a fazer, antes os resultados começarão a aparecer no Analytics.

3. Colocar todos os esforços em aumentar o tráfego da loja online

Aumentar o tráfego da loja online é essencial, mas esta métrica vista de forma isolada é apenas vaidade. É necessário que sejam analisadas todas as etapas do funil do e-commerce: com o aumento do número de visitantes, aumenta também as adições ao carrinho? Os checkouts? As finalizações de encomendas?

E ainda outros pontos importantes que devem ser analisados junto com o aumento do tráfego, como a qualidade do mesmo, o tempo dispendido em página, leads gerados, etc.

4. Não investir em remarketing é um erro de marketing digital

Você sabia que em média 99% das pessoas não compram de você num primeiro contacto? É verdade, primeiro temos de nos dar a conhecer, mostrar o valor da nossa marca e quem somos. Assim podemos ir ganhando a confiança ao longo do processo até a venda acontecer.

Mas o que acontece se eu deixar esses 99% que já me conheceram, sem falar com eles novamente? Pois sim, vão esquecer-me. Por isso é necessário investir no marketing para aqueles que já estiveram em contato com a sua marca, o dito remarketing. Não investir é um erro de marketing digital que vai fazer você deixar de vender.

5. Não utilizar dos chamados gatilhos mentais

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam directamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

Fonte: Fonte: https://rockcontent.com/blog/gatilhos-mentais/

Temos imensas oportunidades de utilizá-los no e-commerce. Seja dentro do site e em campanhas de anúncios, use gatilhos de urgência (Oferta válida até amanhã), de disponibilidade (Apenas 5 em estoque), utilize prova social que é tão importante, lançamentos, entre outro.

6. Não relacionar-se com os leads e clientes

Precisamos compreender que o nosso e-commerce funciona como um funil. Muitas pessoas entram em contato com a nossa marca, várias vão até o nosso site, algumas adicionam ao carrinho e poucas (comparado ao total de visitas) finalizam compras.

erros de marketing digital
Fonte da Imagem: Google Imagens

E depois que tornam-se clientes, não deveria ser o fim da jornada. O que desejamos é que esses clientes comprem novamente connosco e sejam defensores da nossa marca: que falem bem de nós e conquistem outros clientes através dos seus testemunhos.

E como fazer isso sem relacionar-se? Um dos maiores erros de marketing digital que com certeza prejudica o e-commerce é não conversar com essas pessoas. Envie e-mails para clientes e leads, relacione-se através das redes sociais, utilize de SMS ou outros canais que você possui, mas relacione-se.

7. Não definir a proposta de valor da marca

O conceito de vender tudo para todos no e-commerce não funciona, já falamos muito sobre isso por aqui. E como de fato vendemos nossos produtos online, para quem tem interesse?

Precisamos definir qual a proposta de valor da marca: porque ela existe? Que dores ela soluciona? E para quem? Responder a essas perguntas ajuda a definir melhor nosso público e o tipo de comunicação que faremos com ele.

Erros de marketing digital: nº 8. Usar as redes sociais para mostrar apenas produtos

As redes sociais são ferramentas poderosas para as marcas, todos sabemos disso. Mas o que vemos no dia a dia são pequenas empresas a querer mostrar apenas seus produtos nas redes sociais, com a intenção de vendas.

Ora, é claro que todos queremos vender! Mas as redes sociais existem para socializar, logo, precisamos perceber que lá é lugar para conversarmos com a audiência, posicionar nossa marca, e podemos também educar ou entreter, motivar e ensinar, entre outros. As pessoas querem ver mais: quem é o rosto por trás do logotipo? Como surgiu a marca? Como é a produção? Como cuidar do produto? Etc.

Como vimos, são muitos os erros de marketing digital que prejudicam seu e-commerce e poderíamos continuar com a lista por mais um bocado. Vender online é mais do que criar um catálogo de produtos, e o marketing faz parte do processo. Quer ajuda para melhorar suas vendas online? Fale connosco sem compromisso e perceba como podemos ajudar. 😉

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

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