5 dicas de SEO para 2021 (para iniciantes)

5 dicas de SEO para 2021 (para iniciantes)

Pois caiu nesse artigo de dicas de SEO e nem sabe o que isto é?

Calma lá que já explicamos. A abreviatura de SEO significa Search Engine Optimization, numa tradução livre para português equivale a Optimização para os Motores de Pesquisa.

Ou seja, são técnicas utilizadas no conteúdo do website (em cada página), e também na construção do mesmo, e que ajudam a optimizar a sua visibilidade nos resultados orgânicos de diferentes motores de pesquisa.

E falar em SEO não é falar apenas de tráfego orgânico, embora seja essencial para isso. Os negócios online que tem suas páginas bem posicionadas nos motores de busca costumam ter melhor desempenho também nas campanhas de anúncios pagos (PPC). Faz sentido, pois tudo resume-se a entregar o conteúdo ideal para a busca do utilizador, dando a ele a melhor experiência de utilização.

Nesse artigo damos 5 dicas de SEO para iniciantes que farão toda diferença na sua loja online ou qualquer website que tenhas. Vamos a isso!

1- Escreva conteúdo longo e relevante

Esqueça descrição de produtos com uma linha de texto escrito no e-commerce.

A primeira dica de SEO não poderia ser outra que não esta: escreva conteúdo relevante e longo para sua audiência. Longo é diferente de maçante e raso… não é para encher chouriço! Não há um mínimo determinado pela Google, por exemplo, mas em muita literatura encontramos a sugestão de no mínimo 600 palavras.

Então se for escrever sobre um produto, torne o conteúdo relevante e descreva seus benefícios, características, tabela de medidas, escreva sobre a marca, sobre quais ocasiões deve ser usado, com o que combina, e por aí afora.

2- Utilize título e subtítulos

Além de ficar mais atrativo ao utilizador, fazer uso de H1, H2 e H3 organiza o conteúdo por tópicos para o buscador.

Lembre de utilizar títulos atrativos e faça testes. Usar números nos títulos, como “10 dicas de SEO” e “20 ferramentas gratuitas para e-commerce” costumam trazer bons resultados, bem como fazer perguntas “Está preparado para 2021?”.

3- Palavra chave: a principal das dicas de SEO

Como o buscador (quase 100% das vezes o Google) vai mostrar ao utilizador exatamente o que este está a procura? Pelas palavras chave digitadas no campo de pesquisa!

O buscador pega o termo digitado e mostra aqueles conteúdos que tem mais chance de dar match perfeito.😁 E ele encontra graças as palavras chave que foram utilizadas para aquele conteúdo. ( E não só, é claro, pois o site precisa estar optimizado não apenas no texto.)

Então para arrasar no conteúdo:

  1. Procure no Google Trends, no UberSuggest e no Google Keyword Planner quais as palavras chave para usar no conteúdo que vai desenvolver. Assim você vai descobrir como os utilizadores estão buscando o termo na internet.
  2. Determinada a palavra chave principal (priorize cauda longa para maiores acertos, e cauda curta para mais visitas), crie o conteúdo e use o termo nos H1 e H2 e no texto escrito.
  3. Faça uso de palavras chave relacionadas também.
dicas de SEO

4- Faça links internos e externos

Crie links de relevância dentro do conteúdo. Aqui nesse artigo temos vários links que ligam conteúdos de outros artigos e também links externos que são possíveis no assunto abordado.

No caso de um e-commerce isto também é possível. Se for em uma página de produto, por exemplo, pode colocar um link para a marca que leva a outra página com os todos os produtos daquela marca. Pode fazer link a um artigo do blog que fala sobre um assunto relacionado.

Dica de SEO nº 5: use o texto alternativo nas imagens

As imagens são um elemento importante nas páginas web, e criam uma melhor experiência para o utilizador. Ou seja, são relevantes para SEO.

Mas para que elas sejam relevantes, é preciso colocar a palavra chave no texto alternativo das imagens, o famoso atributo alt. Isso garante que a imagem apareça lá no Google Imagens, por exemplo, quando o cliente buscar por aquele termo em imagens.

Ainda digo mais: utilize a palavra chave no nome da imagem também.

Espero que essas 5 dicas de SEO iniciais tenham lhe sido úteis. O SEO é mesmo um conjunto de várias coisinhas que somam para um resultado melhor, e este aparece no longo prazo.

Compartilhe esse conteúdo nas redes sociais, assim tu ajudas mais pessoas que estão a buscar sobre SEO!

Daniela Lovatto

Graduada em Gestão Comercial e MBA em Digital Business, estuda arduamente o comportamento do consumidor online e como vender mais no e-commerce. Empreendedora do mundo online! Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniela-lovatto/

Relacionados

Onde devo criar os anúncios para loja online?

Onde devo criar os anúncios para loja online?

Novos insights sobre E-commerce em Portugal

Novos insights sobre E-commerce em Portugal

Formatos que geram maior engajamento nas redes sociais

Formatos que geram maior engajamento nas redes sociais

10 tipos de conteúdo para redes sociais

10 tipos de conteúdo para redes sociais

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *